Estudos Discursivos em Design


Disciplina eletiva | 1º trimestre de 2020

Nível: Mestrado/Doutorado

Aulas: 6a feira . 14h00 às 18h00 . Sala 811

Carga Horária: 45 | Créditos: 3

Professor: Marcos N. Beccari (contato@marcosbeccari.com)

Ementa: Fundamentos teóricos para a investigação crítico-filosófica da esfera discursiva do design, aqui organizada a partir de dois eixos: (1) discursos do design – estudo dos regimes de verdade que instituem o campo; (2) discursos por meio do design – estudo dos efeitos de verdade materializados por artefatos oriundos do universo do design.

Objetivo: Introduzir, no âmbito da pesquisa em design, elementos de análise crítica dos regimes discursivos que (1) circunscrevem o design e que (2) são postos em circulação pelo design.

Estratégia Didático-Pedagógica: Aulas expositivas; leitura e discussão de textos selecionados; debate estruturado em sala de aula.

Sistema de Avaliação: Participação em sala de aula (peso 5) + elaboração de ensaio crítico (peso 5).

HD virtual: https://goo.gl/8nEPmk


Plano de aulas + Leituras


1. Apresentação / Introdução do curso (06/03)

2. Design e crime (13/03)

3. Discurso e verdade (20/03)

4. Relações de poder (27/03)

  • FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert L.; RABINOW, Paul. Michel Foucault: Uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009, p. 231-249.

5. Política da visualidade (03/04)

[Feriado: 10 de abril]

6. Governamentalidade (17/04)

  • FOUCAULT, M. A governamentalidade. In: ____. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018, p. 405-431 .
  • BECCARI, M. N.; ALMEIDA, R. A dispersão de Fausto: um esboço genealógico do sujeito liberal. No prelo, 2020.

7. Genealogia e biopolítica (24/04)

[Feriado: 01 de maio]

8. O sujeito neoliberal (08/05)

  • DARDOT, P.; LAVAL, C. A fábrica do sujeito neoliberal. In: ____. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016, p. 316-370.

9. Apresentação de trabalhos / Encerramento do curso (15/05)


Bibliografia Básica:

  • FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
  • LUPTON, E.; MILLER, A. Design, escrita, pesquisa: a escrita no design gráfico. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  • NIETZSCHE, F. Sobre verdade e mentira no sentido extramoral. São Paulo: Hedra, 2007.
  • ZIBEL-COSTA, C. Além das formas: Introdução ao pensamento contemporâneo no design, nas artes e na arquitetura. São Paulo: Annablume, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • BECCARI, M. N.; ROZESTRATEN, A.; ALMEIDA, R. de (orgs.). Imaginários intempestivos: arquitetura, design, arte & educação. São Paulo: FEUSP, 2019.
  • BERGER, J. Ways of Seeing. London: Penguin Classics, 2008.
  • DORRESTIJN, S. The design of our own lives: technical mediation and subjectivation after Foucault. Enschede: Universiteit Twente, 2012.
  • FOSTER, H. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
  • ____. O complexo arte-arquitetura. São Paulo: Ubu Editora, 2017.
  • FOUCAULT, M.História da sexualidade 1: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 19999.
  • ____. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: NAU, 2002.
  • ____. Nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
  • ____. Microfísica do poder. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2018.