DESI 7067 — Design e epistemologia: os pensamentos de Michel Foucault e Bruno Latour

Carga Horária: 45 | Créditos: 3 

Professores: Daniel Portugal, Marcos Beccari & Wandyr Hagge

Nível: Mestrado e Doutorado (disciplina eletiva)

Aulas: 5a feiras . 17h30 às 20h00 . via Google Meet

Ementa: Estudos teóricos articulados à crítica do design, em interface com as Ciências Sociais, Humanas e a Filosofia. Investigação dos modelos de interpretação e dos discursos que dão inteligibilidade ao fenômeno social do Design e suas interrelações com outras disciplinas projetuais, além de sua articulação epistemológica com as dinâmicas sóciohistóricas de produção de conhecimento reflexivo sobre o campo.

Dinâmica didático-pedagógica: 15 encontros semanais na forma de web-aula síncrona + leitura e discussão de literatura selecionada.

Objetivo: Refletir sobre aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em design a partir de uma leitura aprofundada de textos de Michel Foucault e Bruno Latour — recorrendo também à produção de comentadores e outros autores relevantes.

Recursos: E-mail (principal canal de comunicação), Google Meet e Google Drive (ver: pasta virtual da disciplina).

Avaliação: A avaliação será baseada, principalmente, em um trabalho escrito a ser entregue ao final do curso. O trabalho final consistirá de um texto argumentativo de até 8 páginas (em formatação ABNT), com tema livre, mas que estabeleça relações com a literatura discutida no curso. O arquivo, em formato PDF, deve ser postado na pasta “trabalhos finais” (no drive do curso) em até 1 semana após o encerramento das aulas. A avaliação final levará em conta também a participação durante o curso, nas sessões de questionamentos ao final de cada aula.

Programa de aulas e leituras

Aula 1. Introdução (11/03)

Apresentação do curso. Considerações gerais sobre design, epistemologia e linguagem.

Aula 2. A dimensão criativa da linguagem e do conhecimento I (18/03)

Discussão dos textos:

Aula 3. A dimensão criativa da linguagem e do conhecimento I (25/03)

Discussão dos textos:

  • Beccari, M. N. Um horizonte foucaultiano. In: ____. Das coisas ao redor: discurso e visualidade a partir de Foucault. São Paulo: Edições 70, p. 17-27.
  • Foucault, M. Conferência 1. In: ____. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau, 2003, pp. 7-27.

Aula 4. Linguagem, conhecimento e identidade I (01/04)

Discussão do texto:

  • Foucault, M. A hipótese repressiva. In: ____. História da sexualidade 1: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988, pp. 21-57.
  • Foucault, M. Aula de 22 de janeiro de 1975. In: ____. Os anormais: curso no Collège de France (1974- 1975). São Paulo: Martins Fontes. 2001, p. 43-58.

Aula 5. Linguagem, conhecimento e identidade II (08/04)

Discussão dos textos:

  • Hacking, I. Making up people. In: Stein, E. (Org.). Forms of Desire. New York: Routledge, 1992, pp. 69-88.
  • Portugal, D. B. Introdução. In: ____.  As bestas dentro de nós. Rio de Janeiro: Áspide, 2019, pp. 9-20

Aula 6. Discurso e metodologia I (15/04)

Discussão dos textos:

Aula 7. Discurso e metodologia II (22/04)

Discussão dos textos:

  • Foucault, M. Método; Domínio. In: ____. História da sexualidade 1: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988, pp. 88-108.
  • Beccari, M. Coordenadas para além dos arredores. In: ____. Das coisas ao redor: discurso e visualidade a partir de Foucault. São Paulo: Edições 70, p. 201-222.

Aula 8. Foucault e Latour: algumas conexões (29/04)

Discussão do texto:

Aula 9. Simetria metodológica I (06/05)

Discussão dos textos:

  • Bloor, D. The strong programme in the Sociology of Knowledge. In: ____. Knowledge and social imagery. Chicago: University of Chicago Press, 1991, pp. 3-23.
  • _____. Anti-Latour. Studies in History and Philosophy of Science, v. 30, n.1, pp. 81-112, 1999.

Aula 10. Simetria metodológica II (13/05)

Discussão dos textos:

Aula 11. Metodologias e redes I (20/05)

Discussão do texto:

  • Latour, B. Primeira carta; Segunda carta. In: ____. Cogitamus. São paulo: Editora 34, 2016, pp. 9-69.

Aula 12. Metodologias e redes II (27/05)

Discussão dos textos:

  • Latour, B. Introduction; Conclusion. In: ____. Reassembling the social. Oxford: Oxford University Press, 2005, pp. 2-17; 247-262.
  • Portugal, D. B.; Soares, F. Design e a teoria ator-rede. In: Beccari, M.; Prando, F. (Orgs.) Bordas. Rio de Janeiro: Áspide, 2020.

Aula 13. Design e epistemologia I (03/06)

Discussão dos textos:

Aula 14. Design e epistemologia II (10/06)

Discussão dos textos:

Aula 15. Encerramento (17/06)

Discussão sobre o curso e orientações gerais para o trabalho final.