Discurso & Sexualidade

Webnário ao vivo

A partir de diferentes abordagens e especificidades teórico-analíticas, a mesa visa a discutir a relação e imbricação entre sexualidade e discurso, passando por conceitos como regime de visualidade, (in)inteligibilidade, materialidades significantes verbais e não-verbais, pondo em xeque a evidência de que a articulação ver/dizer se dê termo-a-termo. Serão expostas distintas tomadas de posição e gestos de leitura, filiados ao pensamento de autores como Michel Foucault, Paul B. Preciado, Achille Mbembe, Judith Butler e Michel Pêcheux.

Participantes: Marcos Beccari (UFPR), Iago Moura Melo dos Santos (UESC), Iran Ferreira de Melo (UFRPE). Mediadora: Tales Pereira (UESC).

Quando: 21 de julho de 2020, terça-feira, a partir das 15h00.

Onde: Canal do NuQueer no youtube | Registro da transmissão.

Realização: NuQueer | NEDAD UFPR | GED-UESC | PPGL-UESC

Marcos Beccari: Doutor em Filosofia da Educação pela USP e Mestre em Design pela UFPR. Professor do Setor de Artes, Comunicação e Design da UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR. Coordenador do Grupo de Estudos Discursivos em Arte e Design da UFPR. Influenciado por Nietzsche, Foucault e Preciado, trabalha principalmente com os temas Filosofia e Crítica em Design, Estudos Discursivos e Estudos da Visualidade. E-mail: marcosbeccari@ufpr.br.

Iago Moura Melo dos Santos: Doutorando e mestre em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz, bacharel em direito pela mesma universidade e advogado baiano. Com pesquisa filiada à Análise de Discurso Materialista, tem se interessado pelas relações entre Judiciário e demandas de reconhecimento jurídico de sujeitos LGBTQI+ no Brasil, tal como se materializam em diversos materiais textuais e se fazem determinar linguístico-historicamente, desde distintos funcionamentos discursivos.

Iran Ferreira de Melo: Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Desenvolve atividades acadêmicas sob os paradigmas dos estudos de interface entre gênero, sexualidade e linguagem, dos estudos críticos do discurso e da linguística aplicada ao ensino-aprendizagem de língua portuguesa como idioma materno. Atualmente, é professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde leciona no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Nesta mesma universidade, coordena o Núcleo de Estudos Queer e Decoloniais. E-mail: iranmelo@hotmail.com.

Tales Santos Pereira: Bicha em tempo integral, atualmente desenvolve no doutorado pesquisa no campo das escritas de si das dissidências sexual e de gênero. Bolsista CNPq. Mestra em Letras pelo PPGL-UESC. Licenciada em Letras, pela UESC. Integra o grupo de pesquisa GPBIOH-UESC (Grupo de Pesquisa O Espaço Biográfico no Horizonte das Literaturas Homoeróticas). Às vezes escreve algumas versilharias e abre o corpo para Thallyz Mann performar e vir à cena.